16 abril 2017

5 dicas valiosas do megainvestidor Luiz Barsi

Fala galera, tudo bem com vcs?
recebi agora à pouco um material legal da Suno Research, são 5 dicas do Luiz Barsi. Estou colocando abaixo para que quem não tenha recebido possa ler também.

Se você não sabe quem é o Luiz Barsi, recomendo que leia esse artigo, que fala um pouco da sua história:

http://www.infomoney.com.br/mercados/acoes-e-indices/noticia/5642239/luiz-barsi-conta-como-saiu-zero-para-construir-sua-fortuna


O bacana é que como se trata de um investidor 100% brasileiro, temos certeza que as suas dicas são válidas pra nossa realidade.

Vamos aprender com o véinho galera!

Bom proveito!




A) Capacidade de poupança:
“Antes de você chegar a uma primeira meta de investimento precisa ter consciência e controle de seus gastos.”-Luiz Barsi
Sem controle dos seus gastos não será possível sobrar dinheiro, e desta forma não existirá dinheiro para ser investido.
Comentário by Rico: O controle de orçamento doméstico é o início de tudo. Não controlamos nada que não medimos. Se você não controla cada real gasto do seu dinheiro, não enriquecerá nunca!

B) Vontade de cumprir metas
“No começo da minha carteira de previdência estabeleci uma primeira meta, que era possuir cem mil ações da CESP…Essa primeira meta foi concluída, que considero a primeira conquista como investidor pleiteante de uma estrutura de previdência.”-Luiz Barsi
É importante ter uma meta. Além da motivação, as metas te direcionam ao caminho certo e te dão o foco necessário para conquistar o seu patrimônio.
Comentário by Rico:Ter metas de curto, médio e longo prazos nas esferas pessoal, financeira e profissional é essencial. Eu criei um método próprio para controlar minhas metas, falarei sobre isso em posts futuros.
Pensar dessa forma me permitiu planejar os próximos 20 anos, e principalmente, parar de perder tempo com coisas inúteis.

C) Suplementar metas com novas metas
“Dali em diante outras metas foram sendo estabelecidas e suplantadas, e, na razão direta que adquiria mais ações para integrar a carteira, os valores se multiplicavam em proporção superior a toda e qualquer expectativa.”
Algumas pessoas tem uma meta e quando superam não criam novas metas e estabilizam. Você deve continuar a estabelecer novas metas para continuar a crescer o seu patrimônio, após sua primeira meta ter sido alcançada.
Comentário by Rico:
A revisão das metas é essencial, pelo menos semestralmente devem ser reavaliadas.


D) Reinvestir os ganhos e dividendos distribuídos.
“Se você tiver orientação técnica e correta, selecionando as empresas certas, seguramente seu retorno será muito superior. Se ainda você reinvestir os ganhos, o efeito multiplicador atinge índices inacreditáveis.”-Luiz Barsi
Se você quer acelerar o crescimento de seu patrimônio em ações, é preciso reaplicar os dividendos que você irá receber. Quem recebe os dividendos e gasta, o que pode ser uma necessidade, acumulará patrimônio de maneira mais lenta.

Comentário by Rico:
O dinheiro ganho em investimentos nunca deve ser usado para outra coisa a não ser reinvestir nos próprios investimentos. Gastos com besteiras devem ser realizados através da sua reserva de emergência


E) Evite Dívidas.
“Se você tem dívidas, antes de pensar em investir, recomendo que você honre suas dívidas”-Luiz Barsi
Os juros aplicados as dívidas no Brasil são exorbitantes. Os juros aplicados nas dívidas são, na média, maiores do que qualquer retorno nos investimentos que você possa fazer. Desta forma, se você tem dívidas acabe com elas o quanto antes.


Comentário by Rico:
No Brasil não existem as "dívidas boas" que são explicadas no livro "Pai Rico, Pai Pobre". Infelizmente devido às taxas de juros do nosso país qualquer dívida é hostil. Fuja de qualquer financiamento.

F) Não seja um patrocinador.
“Patrocinador é aquele que compra um produto não necessariamente pela sua função, mas compra pelo glamour que esse produto traz.”-Luiz Barsi
Ser um patrocinador é uma tentação que todos nós já passamos. Os homens têm sonhos com carros importados. As mulheres com bolsas e sapatos.
Evite ao máximo as tentações do consumo inútil. Garantimos que o consumismo não traz tanta felicidade quanto somos treinados a acreditar que ele traz.
Comentário by Rico:
Compre aquilo que te faz feliz, mas SOMENTE AQUILO QUE SEJA ESSENCIAL. Não gaste dinheiro em coisas de qualidade duvidosa, compre marcas boas e use por muito tempo. Fuja de promoções. E de amigos gastadores. Evite a tentação!



Empreender no Brasil é para poucos


Só relembrando, um dos meus primeiros posts aqui no blog fala sobre Emprego x Empreender. Eu continuo defendendo essa posição! 
A forma mais garantida de enriquecer no Brasil é sendo empregado. 

Empreender no Brasil é para quem realmente não tem noção do tamanho do problema. Segue o post: https://ricoem7anos.blogspot.com.br/2016/07/por-que-voce-nao-deve-largar-o-seu.html

Sendo mais claro: esqueça esse papo de reportagem no Pequenas Empresas Grandes Negócios. Esses caras fazem parte de uma indústria voltada a tirar dinheiro dos patos. 

O próprio Barsi comenta em uma das cartas dele: ele é um ótimo investidor, mas um péssimo empresário. Dá pra enriquecer sem empreender! 

Lembre-se que, para cada negócio que prospera, uns 15 quebram. Uma quebra gera problemas financeiros E psicológicos. Meu casamento quase acabou por causa disso.

Quer ser feliz? Poupe 20% do seu salário mensalmente e invista com sabedoria. 

Abraço e boa Páscoa a todos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário