09 abril 2017

Bolsa em 110.000 pontos em 2018? Sim, é possível!!


Bom domingo galera!

Bolsa em 110.000 pontos em 2018, Rico? Enlouqueceu?? Não colega poupador, eu realmente acredito nisso, e olha que não sou só eu que estou prevendo algo dessa magnitude, tem bastante gente séria falando no assunto. Não é surpresa pra ninguém que estamos em um Bull Market, concorda? Só que esse bull market pode se estender para muito além do planejado. A Empiricus já comentou em alguns reports recentes e temos agora a reportagem do Infomoney do dia 03/04, vejam:


Reproduzindo a parte interessante:




Você pode ser como eu, que não confia muito em análise gráfica, mas ao meu ver, do ponto de vista macroeconômico, estamos neste momento no início de uma tempestade perfeita, em que as análises gráficas e fundamentalistas se confluem, o que em se tratando de Brasil (mercado beta alto, que oscila muito em caso de instabilidades) tem potencial explosivo.

Importante lembrar também que esse upside mencionado de 50% é da média das ações - crescimentos explosivos fora da média irão inevitavelmente acontecer!

Essa perfect storm, se realmente evoluir para sua potência total, deve impulsionar o mercado brasileiro de uma maneira nunca vista. Alguns motivos pelos quais eu e algumas fontes importantes de mercado acreditam que teremos uma subida incrível nos próximos meses:

Motivo #1: As reformas do nosso digníssimo presidente (#BORATEMER!!!) devem passar. A primeira etapa já foi (teto dos gastos) e agora é inevitável passar a da previdência. Digo inevitável porque se não for feita, em poucos anos não haverá Brasil pra roubar -- a previdência vai consumir todo o orçamento da União – se transformando basicamente em um parasita incontrolável que vai matar seu hospedeiro)


"It’s inevitable", diria o Agent Smith sobre a reforma da previdência


Motivo #2: O partido do presidente já entendeu que o Temer é o cara certo, na hora certa, para propor reformas impopulares – afinal ele não pretende se reeleger ao final de 2018, sendo um governo kamikaze. Ninguém melhor que um suicida para colocar a cara a tapa e aprovar reformas que nenhum governo popular teria coragem de propor

Motivo #3: A Lava Jato tem passado para o mundo uma mensagem de ética e limpeza profunda na política brasileira. Apesar dos efeitos de curto prazo nocivos à economia, a limpeza que a operação vem fazendo naturalmente trará maior seriedade aos negócios no nosso país

Motivo #4: A única forma da Bolsa subir com resiliência é se os lucros das companhias também crescerem. E o momento atual é ótimo para isso: estamos saindo da pior crise da história do Brasil. Pessoal, repito: estamos saindo da PIOR CRISE DA HISTÓRIA DO BRASIL! Temos que dar os parabéns para o PT, porque tem que ser muito bom pra conseguir esse feito. Graças a eles chegamos ao fundo do poço moral e ético, o que permitiu as condições para surgir a Lava Jato. O mercado está MUITO reprimido, qualquer aumento no consumo gerará consequências explosivas nos lucros das companhias nacionais.

Motivo #5: O Brasil tem muito mercado interno, mas ele está retraído devido à crise. Somos um país rico, continental, com necessidades absurdas de infraestrutura. Um gestor como o João Dória, assumindo a presidência, tem em mãos uma chance única de gerar empregos melhorando a infraestrutura do país (rodovias, ferrovias aeroportos, grandes obras etc), terceirizando tudo, injetando bilhões de reais na economia de forma rápida.

Meu presidente gosta de trabalhar e dá exemplo de liderança #GODORIA


Motivo #6: A China tem uma classe média crescente, só a classe média deles tem mais gente que a população inteira dos EUA. Essa gente precisa de comida, e a China não tem terras cultiváveis para todos. E adivinha quem é o celeiro do mundo? O BRASIL!

Motivo #7 e o mais importante: Parafraseando a Empiricus, o “pêndulo ideológico mudou!”. O Brasil (e o mundo) está dando uma guinada à direita, que é muito mais amigável aos mercados que essas porcarias de governos bolivarianos da América Latina. Um João Dória presidente alinhado com o Trump e Marine Le Pen (na França) criariam condições favoráveis aos negócios como nunca se viu na história do nosso país. Sem falar na Inglaterra, que acertadamente abandonou a União Européia, e que pode se fortalecer como parceiro comercial do Brasil. 

Acabou a mamata, pelegada!!!


Motivo #BONUS: Nós temos muito pouca gente (PF) na bolsa de valores. São hoje cerca de 500 mil CPF's ativos. Imagine por um só momento -- e essa hipótese não é tão remota assim, considerando que o brasileiro está acordando para o fato de que o Governo não vai garantir seu futuro -- se esse número dobrasse nos próximos anos, teríamos uma entrada de capital absurda no mercado, catapultando e valorizando as ações de forma que as cotações hoje pareçam brincadeira de mau gosto!


Os lucros em alta são as únicas garantias de que as ações também subirão. Um dos princípios fundamentais da análise fundamentalista é que as ações acompanham os lucros das empresas. E os lucros de grande parte das companhias ainda nem começou a subir!!!. Ainda nem saímos da pior recessão da história do país. Para chegar lá, precisamos que o país também cresça. Sem crescimento do PIB, dificilmente teremos forte expansão de lucros das companhias negociadas em Bolsa.

Só pra deixar as coisas mais claras, vejam onde estamos historicamente:

Fonte: Empiricus


Prepare-se para a jornada


Vejam que por sermos um mercado “beta alto”, nosso mercado financeiro é altamente afetado em crises, sejam nacionais ou internacionais. Movimentos no mundo desenvolvido geram efeitos gigantescos no nosso índice. O Luiz Barsi fala em uma de suas entrevistas (http://exame.abril.com.br/mercados/estou-torcendo-para-a-proxima-crise-chegar-diz-bilionario/) que adora o Brasil, porque sempre tem uma crise à espreita, e crises são oportunidades para montar posição em boas empresas

Esse ponto de vista não pode ser ignorado, precisamos pensar diferente da manada para conseguir aproveitar esse momento absolutamente incrível que estamos passando. Precisamos pensar com uma mentalidade rica, muitas vezes transcendendo o que é normal ou mainstream. Precisamos ter um mindset focado em longo prazo.

Então caro amigo, a hora de se posicionar em ações é agora! Separe uma parte do seu patrimônio e invista em boas empresas... o lucro delas está reprimido há quase 3 anos e quando os negócios voltarem, será explosivo.

Pra ser mais claro: são em momentos como esses em que grandes fortunas são criadas. 

Pra finalizar, queria deixar aqui meu agradecimento a essa dupla, se não fosse por eles, não chegaríamos ao fundo do poço que chegamos e nem saberíamos que ainda existem pessoas honestas e determinadas como o Dr. Sérgio Moro (e a sua equipe na PF) na nossa nação:




Bom domingo a todos! Forte abraço!

9 comentários:

  1. Muito boa a sua explanação! Também estou muito otimista com a nossa bolsa, parece que todos os indicadores apontam para o norte. O importante é irmos nos posicionando com cautela e ir aproveitando as oportunidades.

    Forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marujo, o melhor é que várias fontes tem comentado eventualmente sobre essa tempestade perfeita que se aproxima. Precisamos sempre estar alertas a esses sinais não-convencionais. Termos chegado no fundo do poço tem pelo menos uma vantagem: a partir desse ponto é só pra cima! E estamos só no início da caminhada...

      Valeu pela visita! Abraço!

      Excluir
  2. Excelente eu também estou esperando por isso. Quando sair no jornal nacional bolsa em 110 mil pontos é hora de colocarmos o dinheiro no bolso e esperar por novas oportunidades de compra. É fato que quem faz o trabalho da formiguinha sempre vai vencer. Esse momento também faz surgir oportunidades para quem quem comprar fazendas. A mesma fazenda que eu estava namorando há dois anos estava sendo vendida por 2 milhões e hoje estou negociando ela por 1 milhão, metade do preço, quando a crise passar é fácil vendê-la por 1,6 milhões. Esse momento no Brasil é para aqueles que fizeram o dever de casa e juntaram dinheiro enquanto os gafanhotos compravam carros e casas financiados para o resto da vida. É preciso ter foco e coragem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Painel de Controle é muito esperto. Eu sempre comentei isso com os meus amigos, a crise é só pra quem não fez o dever de casa, porque quem estava com mais de 1 milhão no bolso pra jogo, antes da crise, teve muita oportunidade! E olha que estou falando de apenas 1 milhão, imagina quem tinha mais!
      Sei que muitos aqui são contra a prática de agiotagem, mas esse foi outro setor (além da compra de terras) que gerou muita grana. O que as pessoas mais querem em crise? DINHEIRO. E se você tem pra emprestar, você tá feito. Abraços!

      Excluir
    2. Pior que você conversa com a maioria dos amigos e conhecidos, e o debate não evolui porque as pessoas simplesmente não tem noções básicas de macroeconomia. Os motivos que citei não são "Rocket Science", somente uma análise fria de coisas que estão ocorrendo ao nosso redor.

      Vamos que vamos amigos, nos preparando para esse rally, nós nem saímos oficialmente da recessão, tem muito upside ainda.

      Abraços!

      Excluir
  3. Eaí meu amigo, é um prazer estar aqui!
    Confesso que gostei muito do seu texto, ele apresenta argumentos muito interessantes. Devemos ser otimistas nesse momento, e ter em mente que o Brasil já viveu outras crises, e viverá mais outras. Agora é o momento da gente se manter firme nos investimentos, porque quando vier a abonança faremos tanto dinheiro, que na próxima crise não teremos preocupações.
    Quanto ao Doria como presidente eu SUUUUUUUUUUUUPER apoio, pois precisamos de parasitas comensais, ou seja, que roubem mas que também colaborem de certa forma.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa tese da "tempestade perfeita" é o tema do momento na Empiricus... Praticamente todos os relatórios estão se moldando nessa visão. Confio bastante neles.

      O Doria, se não fizer nenhuma besteira, já é presidente em 2018! Para nossa alegria! haha

      Abraço!

      Excluir
  4. Sejam Bem-Vindos
    Hoje estréia o primeiro chat da Finansfera! Aqui todos os blogueiros de finanças, e simpatizantes do assunto poderão se comunicar em tempo real. Venha participar!

    ResponderExcluir